Saúde / Marechal Cândido Rondon 17 de outubro de 2018 15h48

Bioquímico Edgar Netzel será homenageado com nome da UPA de Marechal Rondon

A homenagem ao bioquímico Edgar Netzel, que dará nome à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon...

A Câmara de Vereadores aprovou em definitivo na manhã de hoje (17), em sessão extraordinária, a homenagem ao bioquímico Edgar Netzel, que dará nome à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Marechal Cândido Rondon. Netzel faleceu no último dia 06 de agosto, vítima de câncer.

O projeto de lei 27/2018, que concede a homenagem, é de autoria do vereador presidente Pedro Rauber. Com aprovação do Poder Legislativo, a matéria segue para a sanção do prefeito Marcio Rauber e publicação em Diário Oficial.

“Edgar Netzel foi um destacado bioquímico da cidade, que além da excelência dos serviços na sua área de atuação, também desenvolveu uma extensa gama de trabalhos em prol dos interesses coletivos”, afirmou Pedro Rauber na justificativa ao projeto de lei.

A UPA, que será inaugurada no próximo dia 29, ficará denominada como Unidade de Pronto Atendimento Dr. Edgar Netzel.

Biografia

Edgar Netzel nasceu 15 de setembro de 1947 em Porto Alegre (RS). Filho único do casal Wilhem Erich Netzel e Anna Netzel, cursou Farmácia e Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde graduou-se em 19 de dezembro de 1969. No ano seguinte mudou-se para Marechal Cândido Rondon para ser bioquímico.

Em 12 de outubro de 1970 abriu o Laboratório de Análises Clínicas Netzel. Atualmente denominado de Unilab, o laboratório está situado em prédio próprio na Rua Cabral, 919.

Em 11 de julho de 1975, Netzel foi o primeiro morador do Oeste do Paraná a conquistar o título de especialista em análises clínicas pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas.

Ele também teve participação na saúde pública de Marechal Cândido Rondon, onde foi secretário de Saúde e Promoção Social de 03 de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1990. Durante sua gestão como secretário foi implementado o atendimento da Unidade de Saúde 24 Horas, bem como foi criado o programa Lixo Bom.

Foi sócio fundador do Sicoob Marechal, onde ocupou o cargo de vice-presidente da cooperativa.

Casou-se com Clair Laize Winter, em 15 de janeiro de 1972, e teve dois filhos: Christian e Laize Cristine, e um neto.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.