Cotidiano / Toledo 10 de julho de 2018 17h59

Abertura de vagas e posse de novos professores reforçam Educação em Toledo

23 novos professores T20 do concurso que foi realizado no ano de 2015 foram empossados...

O município tem avançado no âmbito da Educação. Além do chamamento para matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), novos professores foram empossados na sexta-feira (6). A solenidade aconteceu no auditório Acary Oliveira, anexo a Prefeitura de Toledo Os novos servidores públicos, assumiram a vaga de professor T20, do concurso que foi realizado no ano de 2015. O chamamento foi para 40 profissionais da área, mas somente 23 se apresentaram para assumir suas respectivas vagas. Em breve haverá nova convocação.

“Com esses 23 profissionais vamos conseguir organizar bem os nossos quadros, ainda temos algumas dificuldades, mas a gente já consegue dar uma dinâmica, um prosseguimento dentro do trabalho pedagógico que precisa ser realizado nas escolas.”, informou a Secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer.

Estes novos profissionais iniciaram seus trabalhos no mesmo dia em que foram empossados. A contratação foi possível após acordo judicial entre o município e a Promotoria Pública que deu a possibilidade de novos cargos aos professores. Eles foram distribuídos em várias escolas, principalmente as que ainda estão com necessidades desses profissionais. Alguns servidores vão para escolas dos distritos.

Vale lembrar que como qualquer servidor público, os professores passarão durante três anos pelo estágio probatório, que a cada seis meses é feito uma avaliação do desempenho deste servidor, de modo que depois dos três anos ele passa a ser estatutário. O servidor que não atingir a média 7.0 no decorrer desses três anos, não ingressará de modo estável dentro do serviço público.   

Abertura de vagas nos CMEIS

A Secretaria Municipal da Educação iniciou na sexta-feira (6) um novo chamamento para matrículas nos CMEIs. São ofertadas 13 vagas para crianças que atendem aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa n° 01/2017, e outras 211 vagas para atendimento em jornada educacional parcial, totalizando 224 vagas para atendimento no segundo semestre deste ano.

Avanços

A Prefeitura ampliou consideravelmente o número de vagas em CMEI’s desde o ano passado. Em dezembro de 2017, quando a gestão assumiu 1446 crianças estavam aguardando na fila de espera para serem chamadas 235. Conforme dados da Secretaria, 235 ainda esperam lembrando que a média de solicitação de matrícula é de 130 a 135 solicitação/mês.

Além da redução da lista de espera, outra ação importante é a criação dos Polos Municipais de Educação Infantil, através do Decreto Municipal n°. 251, de 21 de dezembro de 2017. Ou seja, as solicitações feitas a partir de janeiro deste ano passaram a compor listas distribuídas entre os seis Polos criados pelo município. Cada polo é composto por Cmeis de cada uma das regiões da cidade.

Férias escolares serão divididas em duas etapas na rede municipal

A primeira etapa tem início no próximo dia 23 e segue até o dia 30 de julho. As aulas retornam normalmente no dia 31 de julho

As férias escolares, tão aguardadas pelos alunos, estão chegando. Neste semestre o período de descanso das Escolas Municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Toledo serão divididas em duas etapas. O início da primeira etapa será no dia 23 de julho e segue até o dia 27. A segunda etapa será entre os dias 10 e 14 de setembro. No dia 30 não haverá aula, os professores estarão em formação continuada e retornarão normalmente com as atividades no dia 31.

O motivo de ser dividido em duas etapas é que Toledo foi eleita como cidade sede dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPs). As competições acontecerão entre os dias 6 e 15 de setembro. Nesse período as escolas e CMEIs estarão sendo utilizadas como alojamentos para os atletas que participarão das competições.

Formação Continuada

Os profissionais da Educação estarão em capacitação no dia 30 de julho e retornarão no dia 31. “Essa atividade faz parte de um processo de formação continuada dos profissionais da Educação. A formação será aplicada em cada instituição escolar, cada uma com o tema escolhido ainda em 2017”, declara a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin.

Opções de lazer durante as férias

Muitos aproveitam o período de férias para viajar, visitar parentes e amigos. Mas para aqueles que ficam, Toledo conta com várias opções de lazer para levar as crianças se divertir nessas férias.

Os principais espaços públicos onde é possível encontrar desde conhecimento, entretenimento até bons lugares para se divertir são: Parque Ecológico Diva Paim Barth, Museu Histórico Willy Barth, Parque Frei Alceu, Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, Teatro Municipal, Parque Linear do Arroio Marreco, Parque dos Pioneiros, Aquário Municipal e as Bibliotecas Públicas.

Agência do Trabalhador de Toledo fechou o 1º semestre de 2018 com mais de 20 mil atendimentos

Toledo ocupa a 10ª colocação no Caged entre os municípios paranaenses

O município de Toledo possui aproximadamente 135 mil habitantes. Na Agência do Trabalhador, entre o período de 1º de janeiro até 30 de junho, foram registrados 22.949 atendimentos. Entre estes, 1.060 pessoas conseguiram trabalho fixo por meio da Agência. De acordo com as últimas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), realizado no mês de maio, o saldo acumulado de empregos é positivo, com um total de 819 até o momento.

Toledo ocupa a 10ª colocação no Caged entre os municípios paranaenses. Para alguns, a Agência do Trabalhador é a porta de entrada para o primeiro emprego. Para outros, é a oportunidade de retomar a vida no mercado de trabalho. Vale destacar que Toledo possui referência no setor de Comércio e Indústria de Transformação.

Segundo o diretor da Agência do Trabalhador Valduir Fernando, o município está à frente de outros. O destaque vai para a empregabilidade e também a qualidade de vida, que reflete diretamente em investimentos nos setores industriais. “Encaminhamos os melhores profissionais para que possam está retornando ao mercado de trabalho. Também orientamos os trabalhadores no tocante a postura profissional durante as entrevistas com o empregador”, destaca o diretor.

Valduir ainda ressalta que o último Caged, no mês de maio, foi atípico para o município, levando em consideração que os meses anteriores foram positivos, porém alguns setores industriais tiveram uma variação, que toma rumo linear novamente.

Uma empresa no ramo de utilidades domésticas e presentes, por meio da Agência do Trabalhador de Toledo, contratou 25 colaboradores. O gerente da loja Anilton de Andrade contou que foi um benefício muito grande ter a parceria com a agência. “Foi muito bom. Observamos a necessidade de ter pessoas responsáveis em nossa empresa. Por meio da agência houve a recepção dos candidatos e conseguimos os contratos por intermédio dela. Foi uma grande facilitadora para nós que recém chegamos com a empresa em Toledo”, destacou Anilton.

Com informações: Assessoria.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.