Saúde / Paraná 19 de julho de 2018 15h40

5.500 casos de intoxicação por medicamentos já foram registrados no Paraná

Crianças são as principais vítimas da intoxicação de medicamentos

Todos os dias 37 crianças e adolescentes sofrem por intoxicação com medicamentos, os dados são de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria, o levantamento foi feito entre 1999 e 2016 e constatou 245 mil casos, 240 pacientes não sobreviveram. 

Armando Salvatierra é pediatra e alerta que a intoxicação nas crianças acontece por descuidos dos pais "a criança copia o exemplo de um adulto e acaba tomando um comprimido e se intoxica".

O Paraná registrou mais 5.500 casos e 14 mortes por intoxicação medicamentosa durante os 18 anos da pesquisa, mais da metade dos pacientes tinha entre um e quarto anos de idade. Para reduzir esses número a única saída é a prevenção.

O pediatra Eduardo Gubert reforça os cuidados que devemos ter com as crianças para evitar intoxicações "deixar fora de alcance da criança não só medicamentos como também produtos químicos, evitando a criança de chegar a esse ambiente"

Se voçê desconfiar que a criança tenha ingerido algum medicamento é bom ficar atento ao que fazer e ao que não fazer.

Eduardo orienta os pais sempre a ligar a um centro de saúde, os profissionais vão auxiliar os pais em como proceder.

Com informações: Catve.

COMENTÁRIOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários enviados através do formulário são de inteira responsabilidade do autor. O site MarechalOnline.net se reserva no direito de coletar e armazenar informações do autor, tais como: email, macaddress e ip, para possíveis ações de responsabilidade penal - caso necessário. O site MarechalOnline.net se reserva ainda no direito de não publicar comentários com conteúdo inapropriado para o espaço. Os comentários não são editados, e quando publicados vão ao ar da forma original como foram redigidos pelo autor. Ao utilizar este recurso o autor automaticamente concorda com os termos de uso especificados acima.